-
Arquitetos: BCQ Arquitectes; Baena Casamor Arquitectes
- Área: 1144 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Carles Climent
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo principal era realizar um edifício confortável para os idosos, um espaço no qual os usuários estivessem confortáveis, um lugar onde possam se indentificar. Por esta razão, optou-se pela escolha de materiais e acabamentos conhecidos, aconchegantes e confortáveis - tais como a cerâmica e madeira - e em geral, uma imagem duma arquitetura doméstica e próxima.
A forma do edifício em planta é cuidadosamente adaptada para o espaço disponível em um dos canteiros dos Jardins do Príncep de Girona. O edifício está planejado com uma estrita relação com o parque. Um volume que participa da linguagem, dos materiais e do funcionamento do parque. De fato, é comum pensar o edifício como um pavilhão no parque, um mirante a partir do qual os usuários podem dominar visualmente atividade do entorno, no parque e na rua.
A planta baixa é permeável; pode-se atravessar o edifício pelo saguão. Na verdade, o edifício é também uma nova porta de acesso entre a rua e o interior do parque. Uma das praças do parque, atualmente pavimentada com madeira, terá um novo acesso através do edifício.
A cobertura de tijolo a vista desce pelas fachadas manores até o solo, e dá ao volume a imagem de um grande portal.
As fachadas maiores, com grandes aberturas e brises em madeira, buscam um certo parentesco com os pavimentos de madeira e o mesmo mobiliário urbano do parque.